quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Alface crespa: tudo o que você precisa saber!

A alface crespa é rica em fibras, ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, além disso, apresenta pequenos teores de minerais como o cálcio e o fósforo. A alface é um vegetal que possui um teor calórico e um alto valor nutritivo, é composta de muita água e rica em carboidratos fibras e proteínas. A Alface é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como a vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, magnésio, potássio, ferro, cálcio, proteínas, entre outros nutrientes.

Os benefícios e propriedades
   A alface é rica em nutrientes e clorofila, possuindo assim a função de alcalinizar e desintoxicar (principalmente o fígado). O acido fólico presente na alface atua na síntese de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina que quando em quantidade adequada ajuda a regular a sensação de ansiedade.
  Por ser ricas em fibras ajuda o intestino a trabalhar e pode também ajudar a prevenir e controlar diabetes do tipo 2, devido a presença de um polissacarídeo denominado pectina (fibra) que forma um gel que ao entrar em contato com água do bolo alimentar permite que a glicose seja liberada de forma mais lenta, evitando assim picos elevados na glicemia do sangue.
   Além do que foi citado esse vegetal pode ajudar na perda de peso, fortalecimento dos ossos, proporciona brilho e mantem a pele macia, proteção dos radicais livres, prevenção de rugas e da anemia e ajuda a controlar a acidez do corpo.

Cultivo















Luminosidade
A alface necessita de boa luminosidade, de preferencia com luz solar direta, mas é tolerante a sombra parcial. Em regiões de clima quente para seu beneficiamento ela deve ser plantada de modo que receba sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.

Solo
As plantas precisam de solo bem drenado, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de Nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo seria entre 6 e 7.

Irrigação
A alface deve ser irrigada com frequência com o objetivo de manter o solo úmido, mas sem que o solo fique encharcado.

Clima
A temperatura ideal para se cultivar alface se situa entre 10°C e 24°C, embora existam cultivares que são tolerantes a temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Altas temperaturas podem induzir um florescimento precoce.

Plantio
  Em climas amenos a semente pode ser semeada no local definitivo ou em sementeiras, e depois transplantadas. Para regiões de clima quente é recomendado que as sementes sejam plantadas em um viveiro (onde o clima é mais fresco), pois as sementes podem se tornar dormentes em temperaturas mais altas que a temperatura indicada, resultando em baixas taxas de germinação.
  Outra possibilidade é também plantar diretamente a semente na horta no fim da tarde, irrigando em seguida para deixar a temperatura mais amena, deixe a semente aproximadamente um centímetro de profundidade do solo (o espaçamento entre os vegetais pode ser de 20 a 35 cm para a maioria dos cultivares). O transplante da planta pode ser efetuado quando esta tiver de 4 a 6 folhas, em regiões quente é recomendado que o transplante ocorra em dias nublados ou no fim da tarde com o solo já irrigado (se o tempo estiver seco as mudas podem murchar e morrer).
  Colheita- esta deve ser feita entre 33 e 130 dias de semeadura. Em muitos cultivares as plantas podem normalmente rebrotar após o corte da cabeça do alface, podendo assim proporcionar uma nova colheita após algumas semanas (para isso, corte a planta aproximadamente 2,5 cm acima do solo permitindo que fique um pequeno pedaço do caule, onde surgirão novos brotos).

Referências: MELO, Priscila. Alface- os tipos e seus benefícios. Disponível em: <http://beneficiosnaturais.com.br/alface-os-tipos-e-seus-beneficios/> Acesso: 11 mai. 2016, 20:55. Plantio de alface. Disponível em: < http://hortas.info/como-plantar-alface > Acesso em 11 mai. 2016, 21:53.

Feito por: Grupo de pesquisas da Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário