quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Couve: propriedades, cultivo, plantio e colheita

Couve
  A couve é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual fazem parte mais de 3.000 espécies, entre elas o repolho, a mostarda, o rabanete e o nabo. Nativa da Europa e introduzida no Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses, a couve se tornou uma das hortaliças mais consumidas e apreciadas em nosso país.
  Caracterizada por possuir longas folhas comestíveis de formato oblongo e ondulado, que podem ser encontradas em tons de verde claro, verde escuro e até mesmo verde azulado, com limbo de aspecto frisado ou crespo, as couves são cultivadas por serem consideradas um alimento altamente nutritivo e cheio de propriedades medicinais.
  Rica em vitamina A, B6, C, K e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Ela possui ação vermífuga, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite e, possui ação laxativa.
  Além de tudo isto, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo pesquisas, tem sido eficaz em diminuir a multiplicação de células cancerígenas. Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrições calóricas, cujo objetivo é emagrecer. No entanto, as couves podem causar flatulências ou gases em alguns indivíduos.
















Clima
  A couve é uma hortaliça que cresce melhor em clima ameno ou frio, sendo que alguns cultivares podem sobreviver mesmo quando a temperatura chega a -10°C se as plantas já estão bem desenvolvidas. Alguns cultivares de couve toleram altas temperaturas, mas a couve é cultivada normalmente durante o outono e o inverno em regiões de clima mais quente. Durante períodos de calor a couve reduz seu crescimento e a qualidade das folhas produzidas é pior, tanto em tamanho e aparência, quanto em sabor. Em regiões de clima ameno a couve pode ser cultivada durante o ano todo, embora não sejam semeadas no inverno em locais onde este é rigoroso.

Luminosidade
  Cultive em condições de alta luminosidade, com sol direto. Nas estações mais quentes do ano, prover sombra parcial pode ser benéfico para as plantas.

Solo
  O solo deve reter bem a umidade mas deve ser bem drenado, ser fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio e rico em matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 6 e 7,5.

Irrigação
  O solo deve ser mantido sempre úmido, mas sem que fique encharcado, pois isso poderia prejudicar as raízes e favorecer o surgimento de doenças.

Plantio
  O plantio pode ser feito através de sementes e muitos cultivares podem também ser propagados por rebentos retirados de plantas adultas. Estes rebentos surgem de gemas axilares no caule principal, e devem ser retirados preferencialmente da base da planta, já com aproximadamente 20 cm de comprimento ou mais. Os rebentos laterais da couve enraízam facilmente em solo úmido.
  As sementes podem ser semeadas diretamente na horta ou podem ser semeadas em sementeiras e outros recipientes, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras e estão com pelo menos 10 cm de altura. O transplante das mudas deve ser feito de preferência em dias nublados e chuvosos ou no fim da tarde, irrigando logo em seguida. Semeie as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação ocorre normalmente dentro de uma semana ou duas.
  O espaçamento ideal pode variar com o cultivar e as condições de cultivo, mas geralmente um espaçamento de 50 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e de 25 a 50 cm entre as plantas é adequado. Normalmente, quanto maior o espaçamento, maiores serão as plantas e maiores serão suas folhas.
  A couve também pode ser cultivada em vasos com um mínimo de 25 cm de diâmetro. 
  Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes. Por vezes, dependendo do cultivar, a planta pode ficar muito alta. Neste caso, pode-se cortar a extremidade do caule principal para favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais e manter assim a planta em uma altura que você considere confortável para o manuseio e a colheita. Por outro lado, excluir ou limitar o número dos brotos laterais pode estimular o crescimento das folhas no caule principal.

Colheita
  A colheita das folhas da couve inicia-se normalmente de 10 a 16 semanas após o plantio. Plantas mais jovens podem ter suas folhas colhidas, mas isso pode prejudicar o crescimento das plantas. Evite colher as folhas nas horas mais quentes do dia e deixe pelo menos as 5 folhas mais jovens no caule. Acredita-se que as folhas colhidas após a ocorrência de uma geada têm melhor sabor. Em condições adequadas, a couve pode produzir por alguns poucos anos sem necessidade de replantio.

Feito por: Grupo de pesquisa da Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário