quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Salsa: seus benefícios e o processo de cultivo

Benefícios da salsa
  Reunimos, a seguir, 18 benefícios da salsa, mas certamente há muitos mais, principalmente na sabedoria popular, que esconde receitas incríveis com resultados assertivos.
1. Diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo;
2. Propriedades anti-inflamatórias;
3. Controlar o açúcar no sangue;
4. Impede a formação de coágulos, evitando derrames;
5. Atua no combate a anemia;
6. Reduz a pressão arterial;
7. Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
8. Alivia constipação intestinal e flatulência;
9. Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
10. Auxilia nos processos de inflamações de trato urinário;
11. Alivia asma;
12. Ajuda a expelir pedras renais (nefrolitíase);
13. Combate icterícia;
14. Diretamente sobre a pele ajuda a fechar rachaduras;
15. Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;
16. Apresenta bons resultados no combate à artrite;
17. Desintoxicante quando adicionada a sucos;
18. Ação rejuvenescedora.


Principais Nutrientes:
  Ótima fonte de vitamina C e de vitamina K, a salsa também tem substâncias antioxidantes, que estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. A salsa está no segundo degrau da pirâmide alimentar, onde ficam os grupos dos legumes e verduras e o das frutas.

Clima
  A salsa ou salsinha pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora cresça melhor se cultivada em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10ºC e 22°C. Altas temperaturas podem induzir a planta a florescer precocemente.

Luminosidade
  A salsa pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em regiões de clima quente, cultive em locais frescos e bem iluminados, mas sem que fique exposta a luz solar direta nas horas mais quentes do dia.

Solo
  Cultive a salsa de preferência em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2. Contudo, a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

Irrigação
  Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio
  As sementes de salsa podem tomar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas. Deixar as sementes de molho em água morna por um dia pode apressar a germinação. Plante as sementes no local definitivo na horta.
  A salsa pode ser cultivada em vasos e jardineiras, porém muitas pessoas plantam em vasos que são muito pequenos, o que limita muito o crescimento da planta, que pode atingir até 80 cm de altura na floração e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade. Portanto os vasos e jardineiras utilizados devem ser profundos, com pelo menos 30 cm de profundidade para que a salsa possa se desenvolver bem.

Tratos culturais
  Uma adubação pode ser feita a cada 30 dias para manter a planta crescendo com vigor.

Colheita
  A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio, quando a planta tem aproximadamente 12 a 16 cm de altura. Colha as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas. A salsa ou salsinha é uma planta bienal.

Suco rejuvenescedor de salsinha
  Entre os benefícios da salsa, um deles é seu poder embelezador. Esse suco é ótimo para dar um upgrade à pele, unhas e cabelos, sendo que seu principal componente é a clorofila da salsinha. Se a salsinha puder ser colhida na hora de fazer o suco, essa clorofila estará 100% preservados, mantendo todas as propriedades e óleos essências intactos. A água de coco é um excelente energético, que irá repor sais minerais, trazendo hidratação à pele. A laranja contribui com a vitamina C, além de suas propriedades antioxidantes. Vamos a ele: · 1 copo de água de coco; · 1 laranja; · ½ xícara de salsinha; · Gelo. Bata todos esses ingredientes no liquidificador e tome imediatamente. Os resultados aparecerão em pouco tempo se ingerido diariamente, ao menos um copo.

Feito por: Grupo de pesquisas da Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário