quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Propriedades e modo de cultivo do repolho

Propriedades nutricionais e modo de cultivo
  O repolho compensa a pobreza de proteínas com grande riqueza nutritiva e medicinal. Apesar de ser pobre em proteínas, mas rica em vitaminas A, do complexo B, e principalmente C, que estimula as defesas naturais do organismo. Também é boa fonte de minerais. Apresenta significativa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e ferro. Por isso, seu consumo é indicado para combater a desnutrição e a anemia e para reanimar pacientes debilitados em geral.

Clima
  O repolho é uma hortaliça de clima frio, sendo que algumas variedades cultivadas podem sobreviver mesmo quando a temperatura chega a -10°C por curtos períodos de tempo. Algumas variedades cultivadas de repolho estão adaptadas a climas mais quentes e toleram temperaturas mais altas. É importante escolher uma variedade cultivada de repolho de acordo com o clima local e a época do ano em que ocorrerá o plantio. Há cultivares de inverno e cultivares de verão. Longos períodos com temperaturas muito altas ou muito baixas podem induzir plantas bem desenvolvidas a florescer precocemente.

Luminosidade
  Necessita de alta luminosidade, devendo ser cultivado com luz solar direta.

Curiosidades
  Os repolhos são plantas da espécie Brassica oleácea que produzem uma cabeça compacta de folhas durante seu ciclo de vida. Outras plantas da mesma espécie são a couve, a couve-rábano, a couve-flor e o brócolis.
  O repolho pode ser consumido cru ou cozido, e é muito comum seu uso em conservas. Contudo, o cozimento exagerado do repolho produz um sabor e um cheiro desagradáveis, resultado da produção de sulfeto de hidrogênio durante o cozimento. Dentro de certos limites, quanto mais tempo o repolho for cozido, mais forte será seu sabor e mais desagradável seu odor (poucos minutos de cozimento podem fazer uma grande diferença). O tempo ideal de cozimento para o repolho cortado em tiras finas é de aproximadamente 4 minutos, podendo variar de cultivar para cultivar.

Tipos de repolho



























Feito por: Grupo de pesquisas da Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário