quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Propriedades e modo de cultivo da rúcula

Propriedades da rúcula
    Os benefícios desta planta são muitos e de grande importância para a nossa saúde. Tem propriedades que ajudam no tratamento da gengivite, atua nas funções orgânicas do nosso corpo, trata problemas respiratórios como bronquite, tosse, além de depurar o sangue. Mesmo que em pequenos níveis, a rúcula apresenta muitos nutrientes. Tem baixo teor de gordura e é uma ótima fonte de proteína. Apresenta vitaminas A, B, C e K. Além disso, muitos minerais são encontrados nela: ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, zinco e magnésio. É muito importante comer a rúcula porque ela é fonte de vitamina C, que ajuda na prevenção da anemia. Apresenta substâncias que facilita o processo digestivo e previne inflamações intestinais, como a colite.
      Fonte importante de ômega 3, ajuda no controle do bom colesterol e no tratamento do mau colesterol. Tem a incrível capacidade de limpar as artérias, diminuindo os níveis de triglicerídeos. Apresenta fitoquímicos, que funcionam como antioxidantes essenciais ao corpo. Com isso, atuam a livrar o corpo de algumas toxinas e substâncias de origens cancerígenas. Engana-se quem pensa que comer rúcula é importante somente no almoço e jantar. Recomenda-se comer a folha e o talo logo pela manhã pois atua no tratamento de problemas da gengiva. Rúcula é saudável também para o pulmão. Basta fazer um chá para se prevenir de infecções pulmonares. A rúcula por ser altamente perecível deve ser consumida rapidamente. Uma dica para guardá-la é enrolar as raízes em uma toalha de papel molhada e em seguida, coloque em um saco plástico perfurado, que vai preservá-la durante alguns dias.


Cultivo da rúcula
   A rúcula (Eruca sativa) é uma planta anual cujas folhas são consumidas cruas, cozidas ou refogadas, sendo utilizadas em diversos tipos de receitas culinárias. Suas folhas tem um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens, ou as folhas colhidas de plantas cultivadas em um clima mais frio, tendem a ser menos amargas e assim são consideradas como as mais saborosas para consumo em saladas. As sementes também podem ser consumidas, e são algumas vezes utilizadas no lugar das sementes de mostarda. Esta planta, na época da colheita, atinge de 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir de 50 a 100 cm de altura.


Clima
    A rúcula é uma hortaliça que cresce melhor em um clima ameno, com temperaturas em torno de 16 a 22°C. Em temperaturas mais altas a planta tem seu desenvolvimento prejudicado, florescendo precocemente. Além disso, quando cultivada em temperaturas elevadas, suas folhas tendem a ser menos tenras e mais amargas. Embora suporte bem temperaturas próximas de 0°C, em regiões com invernos rigorosos as plantas jovens podem necessitar de proteção, como o cultivo em estufas agrícolas.

Luminosidade
   No outono e inverno pode ser cultivada com sol direto o dia todo, mas no verão pode ser melhor prover sombra parcial durante as horas mais quentes do dia.

Solo
   O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Irrigação
  Irrigue com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.

Plantio
   Semeie as sementes diretamente no local definitivo, superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo. As sementes germinam normalmente em 4 a 8 dias. Quando as plantas atingem cerca de 10 cm de altura, o excesso de plantas pode ser colhido para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas assim que estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas. O espaçamento recomendado varia com a variedade cultivada, as condições de cultivo e o estágio de desenvolvimento no qual as plantas serão colhidas, podendo ser de 15 a 60 cm entre as linhas de cultivo e 10 a 30 cm entre as plantas.

Tratos culturais
   Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita
  A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20 a 65 dias, arrancando toda a planta ou colhendo apenas as folhas bem desenvolvidas, de forma que a colheita pode se estender por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes que a planta comece a florescer, pois neste estágio as folhas geralmente se tornam muito amargas. 

Referência bibliográfica: http://melhorcomsaude.com/incriveis-propriedadesrucula/ http://hortas.info/como-plantar-r%C3%BAcula 

Feito por: Grupo de pesquisas da Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário